/Varanda Cidade Jardim

Localizado entre as ruas Tajurás e Itape-Açu, este projeto tem origem no terreno do Supermercado Varanda, implantado nesta quadra há mais de três décadas. Situado na confluência da ponte Cidade Jardim sobre a Marginal, é local de grande visibilidade e passagem para o bairro residencial do Morumbi.

Caracteriza-se por ser um complexo multiuso: lojas, edifício de escritórios e edifício de residências. O maior desafio foi a fase da implantação, pois o supermercado teve de ser mantido no terreno e não poderia parar seu funcionamento.

O edifício de escritório tem 7 pavimentos de 800 m² com núcleo lateral, que permite a divisão em dois conjuntos. Seu volume desenvolve uma curvatura que acompanha a esquina e explora vistas distantes sobre as casas do bairro Cidade Jardim e rio Pinheiros. Enquanto que a parte residencial está posicionada na Rua Itape-Açu, tem 8 pavimentos e apartamentos que variam de 62 a 125 m². Esse edifício possui fachada extensa para a rua e volta-se à vista dos gramados do Jockey Clube.

Apesar de estarem constituídos em um mesmo condomínio, os três usos são completamente independentes quanto ao espaço físico, acessos e garagens; tem a vantagem da simultaneidade e qualidade de vida urbana que este agrupamento permite.

Os materiais explorados são concreto aparente, vidro, caixilhos e brises em alumínio.

Local: São Paulo, SP
Projeto: 2015
Área do terreno: 5.006,56 m²
Área construída: 22.810,48 m²
Pavimentos: 10
Altura total: 33 m
Tipo: Uso misto