/Parque da Cidade
Desenvolvido em um terreno localizado na Avenida das Nações Unidas, o projeto do Parque da Cidade faz parte da revitalização de uma área degradada da cidade, com o potencial de se transformar num novo centro empresarial de São Paulo.
A implantação dos edifícios é feita a partir da criação de um grande vazio, o parque, que acontece na diagonal do lote, sendo o eixo de conectividade de todo o projeto. Os edifícios comerciais estão localizados entre o parque e a via expressa, no eixo leste/oeste, com fachadas voltadas para as faces norte e sul, garantindo iluminação natural, menor incidência de calor e favorecendo vistas distantes. Na extremidade do terreno, foram implantados o hotel Four Seasons e o shopping.
A linguagem arquitetônica caracteriza-se por volumes angulados em seu coroamento. Estes têm alturas variadas e quando justapostos geram linhas ascendentes e descendentes no skyline da cidade, reforçando a identidade do conjunto.
O projeto é composto por dez edificações: uma torre de hotel cinco estrelas, um novo shopping, cinco torres corporativas, uma torre de salas comerciais e duas residenciais. O complexo tem como proposta uma perfeita integração entre espaços externos privativos e públicos. Uma área de 62.000 m² está aberta ao público: um parque linear dotado de restaurantes, passeios, ciclovias, espelhos d’água, playground entre outros atrativos, integrado a uma área verde de aproximadamente 22.000 m².
O Parque da Cidade segue todos os preceitos de sustentabilidade, percebidos até no conceito de implantação, que afirma o caráter sustentável, e o tornam elegível aos certificados mais importantes da categoria, inclusive ao ainda inédito no Brasil, LEED ND (Neighborhood Development), concedido aos empreendimentos que trazem impactos positivos ao seu entorno.
Local: São Paulo, SP |
Projeto: 2010 |
Área do terreno: 81.777 m² |
Área construída: 595.930 m² |
Pavimentos: 24 / 20 / 16 |
Altura Total: 114 m / 101 m / 89 m |
Tipo: Uso misto |