/Brisas de Avaré
Avaré é uma cidade que fica a 265km de São Paulo/SP, caracterizada por ser uma estância turística e há anos existem condomínios horizontais, casas, sítios e até fazendas à beira da represa Jurumirim.
O empreendimento Brisas de Avaré está situado em uma pequena península na região, conta com 130 hectares e uma grande declividade que foi o ponto de partida do projeto. Os lotes foram desenhados acompanhando as curvas de nível do terreno, de tal forma que todas as unidades tivessem vistas para a represa. A organização foi pensada para que todos tivessem acesso pela rua, sem nunca ter lotes vizinhos na parte posterior ou na frente, assim, o fundo de todas as unidades está voltado para grandes parques lineares que também acompanham a declividade do local, a implantação intercala faixas de lotes com corredores arborizados. Essa diretriz projetual garantiu ao empreendimento mais de 360.000 m² em áreas verdes. A vontade de circular, de uma forma totalmente diferente, a pé ou de bicicleta por caminhos no meio do jardim, levou a aproveitar as áreas de distanciamento criando passeios inusitados, respeitando a privacidade das residências.
Como um condomínio horizontal, buscou-se trazer facilidades e lazer para os espaços comuns. Detém uma área de fazendinha, garagem náutica, restaurante, academia, quadra de squash, beach tênis, brinquedoteca que ficam na beira da represa, permitindo a todos os moradores o acesso à vista privilegiada da água. Também possui um grande píer com capacidade para 10 barcos.
A arquitetura das áreas de lazer e serviços possui uma linguagem minimalista, com estrutura de madeira laminada colada compondo a volumetria com vidros, para fazer o fechamento dos espaços, mas permitindo a integração dos ambientes internos com o exterior, trazendo a sensação de unidade com a natureza do entorno.
Local: Avaré, SP |
Projeto: 2021 |
Área do terreno: 1.307.096,30 m² |
Tipo: Residencial |