/St. Nicholas School
Trata-se de uma escola de ensino fundamental e médio, logo abrange alunos de 2 a 17 anos. O desafio era criar uma escola que tenha espaços coletivos articulados e ao mesmo tempo garanta um “isolamento parcial” entre os 3 diferentes níveis escolares que se dividem em “Tiny Tots”,”Junior” e “Senior”, em função da grande diferença de idade.
O conceito nasceu da criação de uma espinha dorsal que geraria a conectividade entre todos os espaços, assim se interligam a ela os 3 níveis escolares, bem como todos os espaços de uso coletivo como refeitório,quadras, teatro, campo de futebol, complexo de artes e espaços de convívio espalhados no meio do grande jardim que separam os blocos de salas de aulas.
A implantação dinâmica dos volumes permitiu uma privacidade dos pátios para cada grupo de idade, ao mesmo tempo propiciou uma permeabilidade entre eles no meio dos bosques, criando espaços diversos que permitem uma nova descoberta ao aluno conforme vai mudando de nível escolar. O desenho do projeto se dá pela composição equilibrada de espaços ocupados(cheios) e os vazios gerados entre eles.Trouxemos o mesmo DNA da implantação, que explora planos inclinados para a volumetria , que usa essas inclinações ora para gerar terraços nas salas de aula ora para criar um sombreamento nas fachadas dos ambientes ou mesmo nas circulações de acesso as salas que são abertas e integradas com as áreas verdes.
Local: Santana do Parnaíba – SP |
Projeto: 2012 |
Área do terreno: 63.944 m² |
Área construída: 28.567 m² |
Pavimentos: 1 / 3 |
Tipo: Institucional |