BIM

img_bim_01

Todos os projetos desenvolvidos na aflalo/gasperini arquitetos a partir de 2009 estão na plataforma BIM (Building Information Modeling).

O modelo contém todas as informações necessárias, parametrizadas, para a emissão dos documentos de execução (Projetos Executivos e Detalhamentos)

A partir da adoção da tecnologia BIM, o desenvolvimento do projeto passa a acontecer em 3D e propicia gerar soluções arquitetônicas mais apuradas, assim como facilita a compreensão do projeto por todos os envolvidos, pois é a “construção virtual” da obra arquitetônica. O modelo contém todas as informações necessárias, parametrizadas, para a emissão dos documentos de execução (Projetos Executivos e Detalhamentos).

Se utilizado de forma plena, contando com o envolvimento das equipes técnicas (estrutura, instalações, ar-condicionado, entre outros), demonstra de maneira efetiva as atividades de compatibilização dos projetos, através das análises e detecções de interferências geométricas em 3D.

O processo BIM integralmente aplicado no desenvolvimento do projeto permite ainda a possibilidade da extração de quantitativos dos componentes de construção, planejamento e visualização das fases de execução e o gerenciamento de operações e manutenções no dia a dia da edificação.

img_bim_02

img_bim_03

bar-blue

Sustentabilidade

Projetar uma arquitetura funcional, inovadora, eficiente, econômica e que dialogue com a cidade é uma cultura de nosso escritório

A aflalo/gasperini arquitetos tem como compromisso se manter atualizada através de um processo contínuo de pesquisa e de busca por inovações e sustentabilidade em seus projetos.

A responsabilidade como arquitetos em projetar uma arquitetura funcional, eficiente, econômica e que dialogue com a cidade é uma cultura de nosso escritório, inerente a todos os nossos colaboradores.

A sustentabilidade em seus princípios básicoscomo o reuso de água, economia de energia, especificação dos materiais e equipamentos ecologicamente corretos, está aliada à qualidade dos espaços gerados, seja pelo conforto térmico, acústico, luminoso ou visual, contribuindo de forma plena para a longevidade do edifício, para a qualidade de vida do usuário e da cidade.

Nosso portfólio inclui mais de vinte projetos com certificação de sustentabilidade LEED e AQUA. O Eldorado Business Tower foi pioneiro entre os edifícios de grande porte no Brasil, em 2009 foi certificado na categoria máxima, Leed Platinum; e mais recentemente, em 2015, o projeto Parque da Cidade recebeu o Leed ND (Neighborhood Development), ainda inédito no Estado de São Paulo, que integra princípios de crescimento planejado e inteligente, urbanismo sustentável e edificações verdes, por meio de diferentes tipologias de edificações e mistura de usos dos espaços urbanos, trazendo impacto positivo para o entorno.

Leed-1A
bar-black

Maquetaria

Maquetaria-Panorâmica-2

Utilizando desde técnicas mais artesanais até uma cortadora a laser

Em nosso escritório contamos com um departamento de maquetes, que elabora modelos tridimensionais físicos de nossos projetos com o objetivo de nos auxiliar no processo criativo, na pesquisa de volumes e na linguagem arquitetônica, facilitando a compreensão tanto pela equipe como pelo cliente.

Os desenhos das peças para a maquete são extraídos do próprio modelo 3D virtual do projeto, e utilizando desde técnicas mais artesanais até uma cortadora a laser, com uma variedade de ferramentas e materiais, como isopor, madeira e acrílico, é fabricada a correta representação da escala e dos detalhes de cada edifício.

Parque da Cidade - Maquete2
bar-white

ISO

O sistema de qualidade (SQ) da aflalo/gasperini foi implantado no ano 2000

A aflalo/gasperini possui um sistema de qualidade certificado pela Norma ISO 9001/2008.

O sistema de qualidade (SQ) da aflalo/gasperini foi implantado no ano 2000, a partir da experiência da equipe, visando à certificação ISO 9001, obtida em 2000 .

Desde então, o sistema de qualidade recebe revisões periódicas em função das mudanças em seus processos e ferramentas, visando sempre à melhoria contínua dos projetos. O SQ é constituído por procedimentos, instruções e registros, que são disponibilizados para toda a equipe e utilizados no planejamento, nas análises críticas e nas validações internas no decorrer de todas as etapas de projeto.

img_iso_01