AV_DEST

Avenues: The World School

A Avenues: The World School é uma escola internacional a ser estabelecida nas principais cidades do mundo. A unidade de São Paulo é a segunda no mundo depois da sua inauguração em Nova Iorque em 2012.

O desafio do projeto foi transformar uma estrutura existente de um edifício de escritórios em uma escola com programa diversificado, dinâmico e interligado. A solução foi distribuir as diferentes séries do ensino fundamental e médio nos andares, criando ‘átrios’ internos para permitir a visualização e circulação entre os pavimentos, para fomentar a comunicação e troca de experiências entre os alunos de diferentes idades. Foi acrescentado um novo edifício adjacente, para abrigar os grandes espaços complementares da escola, tais com, teatro, ginásio, um pátio coberto, quadras e áreas externas descobertas.

A justaposição do novo com o existente possibilitou uma maior proximidade e integração entre os andares das salas de aulas e os espaços de uso comum. A sequência de volumes em diferentes alturas cria um acesso direto a áreas externas, em diferentes níveis do edifício, enaltecendo a relação interior e exterior na escola. As coberturas do edifício ocupadas com quadras e terraços possuem vista magnífica do skyline de São Paulo.

A fachada realça o contraste da construção  existente com o nova. Nas salas de aula, brises horizontais protegem o edifício de iluminação direta e bandejas de luz internas potencializam a iluminação natural. Nas áreas comuns, chapas de tela metálica perfurada garantem a proteção solar e ventilação natural necessária, além de uniformizar a volumetria e conferir um caráter contemporâneo à arquitetura.

  • Local: São Paulo – SP
  • Projeto: 2014
  • Área do terreno: 11.448 m²
  • Área construída: 41.864 m²
  • Pavimentos: 9
  • Tipo: Institucional

Veja também

  • capa_projeto434_sProjeto 434 Projeto 434
  • CASAV_HABITARTE_NOTHabitarte na Casa Vogue O Jornal Prensa Libre da Guatemala destaca a crescente tendência do uso misto na cidade de São Paulo e a originalidade do […]